06/08/21

Ser quem sou

 Ao Jaime Santos

 

Deixa-me exprimir tudo à minha maneira

Não me peças para que melhor me entendas

Olha-me apenas como sou, valho mais verdadeira

Não procures em mim o que não entendes, nem compreendes.

 

Olha-me levemente e ver-me-ás pura e inteira

Por mais razões e conclusões que depreendas...

Não sustentes a realidade verdadeira e derradeira

Dizes-me mentirosa, falsa, espero que te defendas.

 

Que culpa tenho de falsa parecer se não sou, ou

De saber fingir, mas representar pessimamente?

Deixa-me navegar neste fingimento sem idade.

 

Quem finge permanece verdadeiro, verdadeira sou,

Mas quem representa vive em procura permanente

E, eternamente, encontra novo ser, nova personalidade.


Hirondina Joshua (2016) Os Ângulos da Casa. Maputo: Fundação Fernando Leite Couto.

Sem comentários:

Enviar um comentário